Zoro e Sanji – A Grande Polêmica


Olá galerinha do mal fãs de One Piece! Mais uma vez me atrevo a falar sobre a obra, eu fiz uns anos atrás uma análise da obra toda(até onde tinha ido na época) e se quiserem conferir, basta acessar: Análise One Piece

Agora vamos à grande discussão.  Creio que seja o que mais dá o que falar em OP.

O primeiro momento de rivalidade entre eles já começa quando o Zoro fala mal da Nami e eles acabam batendo no Usopp sem querer. Eles ali já não se bicam e Oda mostra isso até os dias de hoje (o que não deveria nem ser comentado pois todos nós sabemos disso). Essa coisa de rivalidade não é a toa, pessoal. Os dois estão em constante competição, mesmo que eles nem percebam isso. Jogar na cara ou um “zuar” a cara do outro virou corriqueiro, pois é o que rivais fazem. No caso deles, não são rivais inimigos, são amigos, então mesmo com as desavenças NUNCA irão machucar um ao outro. O respeito é mútuo. Mas o fato deles serem rivais realmente não diz que eles obrigatoriamente tem de ser equivalentes. Isso não é evidência, Paloma.

Sim, não é, mas o Oda coloca em seu mangá situações em que eles realmente se equilibram. Nos seus feitos e no que realmente são bons. Zoro com as espadas e Sanji com suas pernas.

A primeira grande evidência disso está e Little Garden. Para quem tem os mangás da Conrad pode encontrar isso na edição 29, no mangá da Panini no volume 15, e no caso dos scans, basta ver essas páginas do capítulo 129

Página 11 Página 12 Página 13 Página 14

E agora vamos voltar um capítulo. No 128 tem exatamente A MESMA situação, porém com o Zoro e Sanji, mas como não são gigantes de Elbaf, eles não irão ficar batalhando eternamente até um vencer o outro, a honra deles não é a mesma.

Página 14

“Pow, isso foi no começo do mangá, isso nem se aplica hoje”

WHAT???? Então isso que o Oda colocou é inútil? Sem propósito??? Claro que não, se o Oda colocou isso é porque tem um significado SIM. Oda não dá ponto sem nó, e vocês fãs de One Piece SABEM MUITO BEM DISSO. Então por que não aplicam esse momento assim como vocês aplicam muitas outras coisas? (Haki do Shanks no começo onde o Oda só confirmou aquilo que estava óbvio, os monstros dos mares que aparecem no Calm Belt, Dragon aparecer justamente no capítulo 100, as mini capas que sempre são de serventia pro futuro e assim por diante). Oda não faz essas coisas à toa e essa é a maior prova que eles estão em equilíbrio.

E somente dizendo que EQUILÍBRIO NÃO SIGNIFICA QUE ELES SÃO IGUAIS. As pessoas têm a mania de acreditar que eles são iguais (o famoso Zoro = Sanji), mas não é assim…cada um tem suas características, se fossem iguais não faria sentido algum. Para que ter dois personagens que possuem características idênticas?

“Mas o Sanji não tem a força como o Zoro”

Não tem mesmo, mas eu digo que ele é mais inteligente e a diferença de força física se aplica entre Kaku e Jyabura, uma diferença tão ridícula que a gente mal conta, com risco ainda de poderem se equiparar nesse quesito. Quero ver se é legal tomar um chute do Sanji. Jyabura, Moomu, Satori e entre outros devem ter pesadelos até hoje. As pessoas falam dessa diferença como se ela fosse significativa. Ninguém quer tomar um chute do Sanji, nem tomar um golpe do Zoro. Qualquer pessoa inteligente o bastante entende isso.

E já para dizer que o Red Databook tem um gráfico onde fala das características dos mugiwaras. É esse aqui. Esse exemplo é o do Luffy.

Gráfico Red Databook Luffy

No caso do Sanji e do Zoro, mostra exatamente uma diferença em força física e na inteligência. Porém na destreza eles são iguais. A destreza pode indicar algumas opções…mas vou considerar aqui equilíbrio e coordenação motora, pois acho mais coerente com os dois personagens.

Gráfico Zoro DSCN0157

Com certeza não são iguais, porque o gráfico está falando sobre como os personagens são, o que eles fazem, suas peculiaridades, golpes, e não tentando dizer que um é melhor que o outro, muito menos o nível deles. Esse gráfico é para se ter uma ideia de como cada mugiwara é, não é pra ser usado como referência de força ou combate, nem faz sentido ser (os mais fortes do mundo explodem o nível do gráfico em força/inteligência/destreza).

Então, até o Databook não é usado para comparar os dois, muito menos comparar qualquer outro mugiwara com outro mugiwara no quesito nível de poder. O que temos de aceitar é que eles estarão sempre em “competição”, com qualquer coisa. A carne em Little Garden foi um exemplo, quem chegou primeiro em Sabaody é outro. Long Ring Long Land também é um exemplo de rivalidade. É isso que tem no mangá, e não uma comparação de nível dos dois.

No caso das recompensas, cada um tem o valor por aquilo que o Governo Mundial viu e achou certo julgar, as pessoas comentam mais do Zoro por seu jeito de ser, de chegar e bancar uma espada amaldiçoada e ver se ela corta seu braço, de mostrar que não tá de brincadeira, que não vai cantar nenhuma mulher, que não vai fazer piadas, mas vai sempre se perder e achar que ainda está certo! Esse temperamento faz ele SE MOSTRAR mais para o mundo, a ponto de alguns inimigos temê-lo, isso é exatamente o que o mangá mostra, desde quando ele era conhecido como caça-piratas. Digamos que ele estaria próximo de ser “inconsequente”, ou seja, deixo até entre aspas pois o Zoro não é o Luffy, ele pensa até certo ponto nos seus atos (como evitar se tornar um procurado antes de conhecer o Luffy), mas ele não pensa em tudo, ele não fica se preocupando com detalhes, se ele tá vontade de fazer, ele faz (exemplo: quando começou a cortar as pernas em Little Garden para lutar)

Sanji sempre foi mais tranquilo, de não utilizar a força sempre, de não ser mau humorado ou com ar sério, por ser mulherengo faz as pessoas não terem tanto medo dele, mas isso não muda sua periculosidade num combate posteriormente. Enfatizando até que não demoraria muito pro Sanji ficar mal falado por ser um cozinheiro que batia em empregados da marinha, mesmo se Fullbody deixasse passar por ter perdido moral, o Sanji ia continuar ali no Baratie na sua vida pacata e ia arregaçar quem falasse algo que não concordasse. Enfim, encontramos aí uma diferença de personalidade, porém os dois são osso duro de roer. E isso se resume a características pessoais, não confundem isso com nível de poder. O Zoro já tem uma função de ter obrigação de botar a cara a tapa, de lutar sempre. Sanji já tem uma profissão mais reservada, e somente por isso já não se mostra tanto, mas isso não impede ninguém de ser forte. Impediu Ray? Franky? Zeff? Law? Enfim, pensem nisso.

O Red Databook foi o primeiro a ser lançado, obviamente que os personagens ao longo da série evoluem, mas NUNCA se esqueçam, esse gráfico é meramente para nos aproximar dos personagens, se fala de características, não de poder ou que o Zoro é segundo e o Sanji o terceiro mais forte do bando, isso quem discute loucamente são os fãs. E digo de novo, enquanto ficamos nesse lenga lenga de ficar brigando e querer falar QUE O ZORO É MAIS FORTE OU SANJI É MAIS FORTE, o Oda tá rindo da nossa cara e ganhando MUITA grana com One Piece, então, fãs, não precisam se matar por meros personagens. O que a história tem a oferecer não fala em momento algum numa colocação do Marimo ou do Sobrancelha Mágica, só sabemos que vem Luffy primeiro e o Oda nos respondeu muito tempo atrás que o Usopp seria o último(Isso na época de Enies Lobby ainda e discussões do orkut, rs), é só isso que sabemos. A mania de se fazer uma colocação é puro achismo, não coloquem isso como fatos, novamente. Oda nunca respondeu para nós quem é mais forte, e pelo menos em todos os lugares que eu li, o Oda também nunca falou que eles são equivalentes(tirando os indícios do mangá), porque isso ele realmente não precisa responder se o que ele mais se diverte desenhando é a rivalidade.

Para provar isso para vocês, de como o Oda não liga e jamais falará quem é o mais forte, na SBS do volume 29, Oda ignora uma pergunta do tipo, onde a pessoa fala dessa questão do mr.1, mas o Oda ainda tira com a cara do fã. Confiram(fiz uma tradução bem tosca, mais pra vocês notarem que o Oda nem leva a sério a pergunta):

D: If Zoro and Sanji had a big fight, who would emerge victorious? Zoro beat Mr. 1, so I guess…Zoro would be the winner, right…? (Se o Zoro e Sanji tivessem uma grande luta, qual dos dois ganharia? O Zoro ganhou do Mr.1 então eu acho que o Zoro seria o vencedor, certo?) 

O: Whoa! You scared me… for a second it looked like “If Zoro and Sanji had a dick fight(big fight)” . Hey man, learn to punctuate better or something. You know what I mean….okay, see you next time! (Você me assustou, por um momento eu li errado essa coisa de big fight, entendi “dick fight” (luta de pau)…Pow, garoto, aprende a pontuar melhor ou coisa e tal, né? Então, até a próxima SBS!)

Então, esse é o Oda. Claro que a SBS da Conrad e a própria Panini irão traduzir isso muito melhor do que eu, mas é apenas para vocês terem uma ideia. Próxima etapa.

Agora vem a discussão-mor que são os inimigos que os dois enfrentaram. Essa é a parte mais chata porque a maioria dos fãs se atém à números e não ao conjunto da obra que o Oda monta. Primeiro que analisar superioridade de inimigos quando eles não lutam entre eles ou não mostram tantas informações(tudo o que aconteceu com eles) é complicado. Temos isso com Zoro e Sanji apenas, então, não se tem total clareza nas informações de que um inimigo é mais forte que o outro, não tem como falar sobre isso sem ter essa base sólida. Vou explicar isso melhor, saga por saga.

Hacchan e Kuroobi, alguém aí se atreve a falar quem é mais forte? Sério, que evidências temos? Os cargos são iguais, nenhum deles foi realmente perigoso, mesmo com o Zoro todo acabado, conseguiu derrotar o tritão com moral. O Sanji toma um soco na cara e diz que foi muito fraco, vai pra água, se ferra, volta e acaba com o inimigo com moral.

As pessoas falam que o Zoro tava todo ferradaço e por isso deveria ter tido mais dificuldade de ganhar, o que não ocorreu. Mas galera, por acaso esqueceram que o Sanji tomou porrada atrás de porrada do Pearl para não matarem o velhaco lá e acabou se enfraquecendo para lutar com Gin, onde também apanhou bastante? Pois é, não esqueçam disso. A diferença é que o Sanji teve um tempo de tratamento melhor que o do Zoro. O Sanji conseguiu ainda comer antes de ir, dar uma descansada por ter de esperar o Luffy, assim como conseguir ainda colocar band-aids em si. E aí eles foram para Kokoyashi.

O que muda na luta do Sanji e Kuroobi é que ele nem apanhou e achou que Luffy estaria em apuros, e ele estaria melhor capacitado de tirá-lo de lá, até por ter mais facilidade de quebrar a pedra. Isso foi decisivo para ele, entrar na água junto com um tritão, ali no East Blue ainda, onde não estavam evoluídos como hoje, não foi uma escolha boa, isso resumiu a luta do Sanji. Ambos tiveram desvantagem, o Zoro por estar sem tratamento médico e Sanji por ter enfrentado um tritão na água quando também não estava no seu 100%.

Ai depois desses dois, temos Alabasta. Esse é o que mais dá o que falar, até mais que Kaku e Jyabura.

Os fãs colocam a Baroque Works como uma organização de níveis. Para quem coloca assim, retire, vamos repensar juntos.

Todos que estavam na BW, tinham propósitos dentro do plano do Crocodile, foram anos de estratégias para que tudo desse certo. Os Millions e os Billions eram de extrema importância, pois sem eles o plano não era executado. Os agentes mais fortes(quando eu digo esse fortes, estou falando na utilidade geral dos agentes) que estavam na BW faziam parte dos primeiros números, e muitos deles eram escolhidos pela sua inteligência. Assim como Crocodile era um exímio estrategista, ele colocou em números altos pessoas que não eram só fortes(força), mas que tinham uma habilidade/personalidade de fazer um plano perfeito e derrotar pessoas MUITO fortes ou então recrutar pessoas que pudessem não só lutar, mas conseguir informações importantes.

Era tudo muito fechado, cada um com sua função. Mr.3 era o tal estrategista, junto com sua dupla, sempre tinham ideias antes de ir pra cima do adversário. Antes do Luffy, tinha funcionado muito bem. Qual a força da Miss Golden Week? Miss Valentine e Mr.5 são absolutamente mais fortes que ela (digo em luta corpo a corpo), porém a menininha tinha uma habilidade cretina que seria muito útil para organização. Ela ainda é mais fraca do que todos os outros, mas a habilidade resumiu tudo. O mesmo acontece com Mr.3, onde Crocodile, no cassino, em Rain Base, diz que deveria ter colocado o Mr.4 no lugar dele pois ele seria mais capacitado em questão de batalha. Ou seja, ali já sabemos que o Mr.4 é mais forte que o Mr.3, mas no geral, por estratégia, o Mr.3 vinha na frente.

Então, por que diabos as pessoas utilizam os números para argumentar? O cargo ali não é analisado força e sim o geral e a utilidade. Quanto mais útil, mais perigoso pode ser. Mais um exemplo está na Miss All Sunday, como ela estava totalmente dentro do plano (ela dava ordens também) e por ter uma profissão extremamente importante para a causa, ela estava acima do Mr.1, agora me digam vocês, como ela quebraria o ferro? Como ela até encostaria no Mr.1 se ele faz lâminas em si? Pelo menos até onde o Oda mostrou da Robin, ela não é capaz de quebrar o ferro…e mesmo hoje, mal sabemos se ela tem haki para ajudar. Logo, não usem os números para dizer quem é mais forte que quem, isso é imbecil.

O que sabemos dos dois personagens é que o Mr.1 tinha uma dupla forte pra caramba, a Miss Double Finger não era fraca, enquanto o Mr.2 era o único que fazia suas missões solo, pois ele é tanto homem quanto mulher, ele dava conta sozinho.

“O Bon Clay tinha o bando dele”. Mas como podemos julgar se eles ajudam em alguma missão se isso sequer apareceu no mangá? Eles navegam o barco, devem ajudar em funções náuticas…vimos que a força deles não é significativa, é mais para apoio moral do que outra coisa mais relevante.

Sem contar que o Mr.1 e o Mr.2 se estranharam numa parte do mangá, e não houve nenhum indício de quem se saiu melhor. É só analisar, como dizer com certeza quem é mais forte que o outro?

“O Akuma no Mi do Mr.1 é bem mais efetivo”. Eu digo talvez para dano, mas novamente, entramos num talvez, imaginar uma luta entre os dois é novamente ir para suposições e hipóteses. É aposta, não é fato. É preferência, não certeza. Entenderam onde estou querendo chegar? Os indícios do mangá nunca mostraram diferença de nível de fato, e sim que Zoro e Sanji pegam os mais fortes, não existe essa do Zoro pegar sempre o segundo mais forte pois estou provando isso exatamente agora. Se fosse por questão de cargo, Absalom é mais forte que o Ryumma, e o mais legal é que os fãs do Zoro não concordam com isso, ironia?

Agora iremos falar de Enies Lobby. Agora vou dizer à vocês que essa análise não é pelo poderio que os personagens poderiam ter ou os golpes que eles mostraram. Nunca devemos analisar as coisas assim. Cada luta é uma luta, cada uma tem seu acontecimento e pode haver mudanças de rumo, não se dá pra provar nada se invertemos os papéis (Sanji pega o inimigo do Zoro e o Zoro a do Sanji), tudo depende. E quando entramos em questão de depende, novamente vamos para as hipóteses, e isso está errado, temos que discutir o que o mangá tem! Falo isso porque eu li muito na minha vida as pessoas falando “o Sanji não aguentaria o Amedachi do Kaku” e eu acho isso um absurdo para uma discussão. Então bora lá.

A galera sempre fala da diferença de 20 dourikis entre Kaku e Jyabura e já o colocam acima por causa de dois soldados. Sabe o que é diferença mesmo? Kaku/Jyabura para o Lucci. Aquilo sim é significativo e não tem o que discutir. Outro fato: Kaku e Jyabura não se transformaram para dar a paulada no Fukurou, e deu a diferença de 20 dourikis. Douriki é força física, só força física, ou seja, dano dado. Força, entenderam, né?

Agora me diga, o Oda também colocou para nós no gráfico (lá em cima) que o Zoro tem um pouco mais de força do que o Sanji (isso ainda no começo da Grand Line), e ele enfatiza essa informação mais atual de que a diferença deles em força está em 20 dourikis.

“Mas se o Kaku tivesse se transformado e batido, ele teria mais douriki ainda”. Ok, prove. Sério mesmo, como analisar algo assim? Será mesmo que transformado a diferença aumentaria? “Isso é o lógico”

NO WAY. Não tem como colocar fato em uma coisa que o mangá não mostra. Vamos de novo para hipóteses? A única coisa que dá para aceitar é quando o Chopper diz que os Akuma no Mi do tipo carnívora é perfeito para uma luta corpo a corpo. Ele especifica a carnívora! O Lucci depois ainda diz que os do tipo Zoon, quanto mais treina, mais forte fica, e o Kaku, treinou alguma coisa que podemos dizer que foi efetivo? Quase nenhum golpe dele entrou, essa luta contra o Zoro foi a que mais ele saiu inteiro até aquela parte do mangá!

Então se eles tivessem transformados, não tem absolutamente nenhuma condição de certeza que o Kaku teria ainda mais diferença. Poderia aumentar, a diferença poderia ficar igual ou diminuir, são três opções e o mangá não mostra nenhuma delas. Por conta disso, por não sabermos como seria, vamos continuar considerando a diferença inicial de 20 dourikis e sejamos felizes, dois soldados não muda nada numa luta, não são capitães, sargentos, comodoros, vice-almirantes, são dois soldados. Luffy derrotou milhares como se fossem formigas. Zoro subjulga uma sargenta (Tashigi) com dois golpes ou até menos, Sanji tira com a cara do Fullbody e o arrebenta. Esses dois personagens da Marinha são mais fortes que dois soldados juntos, então, é como se esses dois soldados fossem folhas de papel que rasgamos como se não fossem nada. É simples, é MUITO fácil de entender algo assim. Os 20 dourikis não é uma diferença significativa…Sem contar que estamos falando especificamente de força física, as outras características nem números têm. Próxima saga.

Para aplicar a ideia de números no Daz Bones e no Kaku, estão todos aí gritando pra Deus e o mundo de que esses dois são mais fortes, na hora de falar do Absalom, ironizam e falam que ele era um personagem tosco, mas ele era o “chefe” do Ryumma, os zumbis tinham de obedecê-los! Okay, o Ryumma tinha uma certa liberdade ali porque ele era uma sombra “especial”. Não tem o que contestar. Porém, em questão de número (ou cargo), o Absalom está na frente, mas e um passo de mágica, os papéis se invertem e vem novamente hipóteses e achismos para falar que o Ryumma era mais forte. Lamentável.

No caso desses dois, é até ridículo comentar porque toda a saga não é voltada para nível, nem as outras sagas, mas nas duas anteriores onde se dá para analisar, se tem muito o que discutir. Nesse caso, é simples, sequer pensem em nível. Ryumma era um samurai que tinha a sombra do Brook. O personagem perfeito para o Zoro aprender mais sobre orgulho e a honra dos samurais, e ainda barganhar uma nova espada. O Sanji também teve essa mesma situação, com a vontade de ter o Akuma no Mi da invisibilidade e ainda ter uma parte muito cômica. É tão distinto que sequer deveríamos analisar, é tudo achismo, sequer tem cabimento. Uma luta dos dois é óbvio que o Absalom ganharia pois ele é “dono” dos zumbis, na verdade, o zumbi nem contra iria, somente o Luffy foi assim. Ou seja, nem luta iria ter porque nem rivais eram, um obedecia, o outro mandava.

Agora na Ilha dos tritões, também nem dá para se discutir porque os inimigos eram tão fracos…simplesmente é em vão. Sanji ficou ali na boa todo o tempo, o Zoro idem. Ninguém tomou porrada, não tem nem o que analisar. O Zoro sendo badass do jeito que é, mostrou uma superioridade monstra todo o tempo, assim como Sanji.

“O Zoro cortou o Hody na água”, gente, o Hody também era um bosta, mas na água, mesmo com a evolução, o Zoro não ganhou do Hody, ele só perdeu o tempo do Hody para os outros fugirem e ele também, porque se ele ficasse mais um tempo ali, ele não aguentaria, assim como Sanji não aguentou em Arlong Park. Eles são monstros, mas não tem pulmões de tritões. Até o Luffy teve dificuldades de lidar com o cara no mar. É muita redundância achar que se o Zoro permanecesse, ele ganharia. Se fosse em terra firme, a história seria outra, mas a história tá no mar, então, foquemos no mangá.

Agora em Punk Hazard, nesse caso sim podemos mostrar a diferenciação de níveis. Monet e Vergo, Sanji também atrasou Vergo, é redundância demais achar que o Sanji ganharia, o que mostrou que seria uma luta extremamente difícil, enquanto no caso da Monet, o Zoro só tava ali de boa, deixou umas brechas meio perigosas, se a Monet fosse mais pontual, teria ferido a Nami e a Robin, mas o Zoro acabou por deixar um suspense num capítulo anterior (o que eu achei uma bobagem do Oda, o que mais queremos saber é o que os monstros sabem fazer e ele fica de mimimi) para depois deixar com que o inimigo o subestimasse. Quando a Monet relaxou, acreditando na merda que a Tashigi falou, ele simplesmente fez a Monet cagar nas calças, mas até ela diz que não é forte o suficiente para o Zoro, ela ia aguentar ali com sua perspicácia e poderia acabar impedindo o Zoro assim como fez com Luffy anteriormente. Enfim, uma diferença brutal de inimigos. Vergo há anos na marinha, sendo vice-almirante, que de certa forma, mostrou uma superioridade até com Smoker. Além disso, era braço direito do Doflamingo, um fiel, uma pessoa confiável e um dos “generais” da família Donquixote.

Informações atrás de informações que mostra que uma luta do Vergo com Sanji seria BIZARRA de foda, Sanji ia apanhar demais, mas não dá pra saber de mais nada, não houve luta, é tudo aposta. Mas no mínimo, o Sanji teve moral de fazer tudo o que fez.

Agora estamos e Dressrosa e vimos algumas coisinhas legais já. Sanji tentou parar o Dofla, mas não deu muito certo, hahahahaha, assim como o Zoro tremeu na base quando soube que o Fujitora era almirante, só com a presença do cara o óculos do Zoro quebrou. Não tem muito o que dizer ainda, vamos aguardar.

Enfim, os inimigos foram falados. Se ainda tá teimoso, simplesmente diga: Eu acho Zoro mais forte porque ele é pica, acho ele foda. Dessa forma é uma coisa descartável, uma opinião totalmente parcial, pessoal e sem porque’s. Só não pode falar de indícios do mangá, rs

Por fim, não vou mais me alongar, falam da cena de Thriller Bark, do Zoro pegando a fadiga do Luffy. Só direi uma coisa: Brook falou que Sanji estaria igualmente preparado. Fim. Não importa se o Sanji ficaria mais machucado, se ele desmaiasse e ficasse uma semana em recuperação, a intenção é a mesma, a vontade dos dois era a mesma. O Zoro tomou muito menos dano da bomba, deu a entender até que ele desviou dela, o dano que ele tem de um capítulo pro outro é muito menor do que a do Sanji, é só rever os capítulos, os lugares onde sangravam no capítulo 484, continuam sangrando no 485, a sangue está apenas um pouco maior, nem as roupas do Zoro estão rasgadas. Se compararmos com os outros mugis, na página 17 do mesmo capítulo, todos os mugis (apenas o Brook não dá pra ver e o Chopper nem roupa direito tem, então descartemos) estão com roupas rasgadas para mostrar que tomaram no mínimo a pior parte da bomba.

Enfim, vejam o capítulo 484 e capítulo 485 inteiros e reparem! Estamos falando de uma bomba de ar (a Robin explica isso), então, o mais natural é que as roupas rasguem para mostrar a força do “vento” que bomba proporcionou. O Zoro só fica realmente semi-morto quando tomar a fadiga do Luffy, antes, vendo o mangá, é nítido que ele não tomou a bomba da mesma maneira.

Só não se esqueçam que o Sanji apanhou mais nessa saga do que o Zoro até antes do Marimo tomar a fadiga do Luffy. E essa mesma fadiga era praticamente só cansaço do capitão, legal, né? Imaginem se a fadiga tivesse acontecido em Alabasta ou Enies Lobby, Zoro tinha morrido, rs. Ainda falam que o Zoro tá equivalente ao Luffy ou até pode ganhar dele. Tenso.

Hum, tem mais alguma coisa? Se por acaso falarem de algum filler do anime ou algum filme, por favor…me poupem de discutir isso. As produtores tem uma liberdade de fazer o que querem quase sempre, elas deixam as sagas fiéis até certo ponto, mas em todas elas, há distorções, coisas que não aconteceram ou até forçações para deixar mais nítido a animação. O Oda faz o mangá, a participação dele no anime, apesar de ser um dos autores que tem uma certa autoridade, ainda é pequena, ele mesmo fala isso numa SBS, até que tem traduzida também, vou colocar um teco dela.

O: Hm-hmm. Eu tenho recebido milhares de perguntas. Eu vou apenas dizer a vocês tudo o que eu sei sobre o anime, quer isso responda essas perguntas ou só porque eu quero que vocês saibam.
1 – Em primeiro lugar, o que eu DEVO dizer é que eu sou um artista de mangá. Eu não crio o anime. Só o que eu faço é o design dos personagens para as histórias originais do anime e os filmes. Nada sério. Basicamente, o mundo de One Piece que eu crio no mangá é confiado a outras pessoas para pôr no anime.
2 – Eu quero que vocês lembrem-se desse nome. UDA KOUNOSUKE. Esse nome está sempre na lista dos créditos na abertura. Está escrito “diretor da série”. Então basicamente, “diretor chefe”. Legal, não? Diretor chefe.
3 – Para o anime de One Piece, o Uda-san tem outros 7 diretores que revezam fazendo os episódios. Porque não dá para fazer toda semana um episódio de 30 minutos. Todo diretor do episódio está listado ao fim dos créditos do encerramento. E a pessoa que põe todos eles juntos é, exatamente O UDA KOUNOSUKE! (Assobio)

Bom, então, além do Oda falar disso, quem entende só um pouco de anime, sabe que as produtoras acabam com todos os animes que são adaptados de mangá. Quase nenhum mangá tem um anime fiel, isso se tem anime. Não existe um shojo que já foi lançado aqui no Brasil que tenha um anime idêntico. Muitos dos shojos são até adaptados para Doramas(novelas) e até mesmo elas as vezes não são fiéis. Anime/Dorama/OVA são feitos para mostrar a cara do mangá, para ter fama, não é para ser realmente bom! Claro que se for, melhor ainda, mas a intenção é estar trabalhando o marketing do mangá, chamar atenção do público. Posso fazer uma lista interminável de mangás que tem seus animes picotados, desrespeitados e as coisas mais odiosas que um fã pode pensar. Mangás ótimos e quando viram anime,  dão nojo! Isso tudo por contrato.

One Piece não é diferente. Se o Oda se preocupasse com o que a equipe de animação fizesse, Oda não viveria nesse mundo, ele seria um Alien. A profissão só de mangaká é sacrificante, quando se coloca questões de animação no meio, a coisa desanda. Oda fez o roteiro dos últimos filmes e claro, sempre tem  os brindes que ele também tem que trabalhar no desenho, e muitas outras questões, não é a toa que ele quase não vive mais e também vemos semanas sem mangá(esse ano de 2013 talvez tenha sido um recorde). Entendido? Então não usem muita referência do anime não, apesar de não ser tão picotado quanto muitas outras obras, ainda assim tem várias diferenças. Pior ainda se você usa filme, únicos filmes que tem a mão do Oda são os dois últimos.

E para terminaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar essa imensa análise e explicações, para deixar todos os Zorotards loucos (brinks)! Uma capa de capítulo desenhada pelo Oda, que é a coisa mais fantástica já feita por ele numa capa! Esses dois brigam, se xingam, o Zoro fala que ele é pau mandado da Nami mas nem percebe que também é controlado por ela muitas vezes! HAHAHAHAHA, haters, gonna hate.

Zoro x Sanji

Anúncios
Esse post foi publicado em Análises Mangás e marcado , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para Zoro e Sanji – A Grande Polêmica

  1. Lucas disse:

    Li tudo, boa análise!
    Vai fazer muitas pessoas pensarem diferente.
    Parabéns!!

  2. skiter disse:

    análise lógica e clara

  3. william disse:

    Não li tudo,outro dia lerei,mas oq eu li,tava bem dahora! Parabéns e continue assim,comecei a ver o video tbm,bom tbm!

  4. gustavo henrique disse:

    otima analise, concordo com boa parte, mais ainda acho que o zoro ganha por causa do fato de ser mais resistente que todos da tripulaçao ate mais que o luffy, pra mim uma luta entre o sanji e zoro seria uma luta entre agilidade vs resistencia, e como o zoro ja mostro ele consegue luta muito bem contra oponentes mais ageis que ele, e o dano que o zoro tomo do mihawk foi muito pior do que o sanji contra o peal e o gin, ja que o sanji ainda consegui nada pra salva o luffy, ja o zoro quase morreu e o medico disse que ele ia precisar de um ano pra recupera nao passa um mes ele ja ta bem, e si eles tem a mesma força entao a logica e que o ganhador seria o mais resistente ou seja o zoro ganha e ponto final.

    • Furacão disse:

      Bom, não sei exatamente o que está querendo dizer, mas vou entender que está imaginando uma luta entre os dois. E mesmo com a resistência que você diz, vc está dizendo uma aposta. Realmente não sei por que imaginam uma luta deles, rs. Não acontece, nunca vai acontecer. E se você está apostando em resistência, eu aposto em inteligência, e ficaremos no mesmo joguinho de hipóteses e achismos de mil e uma maneiras de batalhas. Mas vou compartilhar com vc a aposta, se vc aposta num Zoro por resistência, eu realmente aposto no Sanji por inteligência(na verdade eu sempre achei que a inteligência pudesse ser um fator muito mais decisivo do que brutalidade, mas é só minha preferência)
      O Zoro não é mais resistente que o Ruffy, a prova disso realmente está em TB, a fadiga do Luffy é apenas cansaço, ele apanhou muito pouco do Moriah, me atrevo a dizer que foram apenas pancadas. A fadiga dele é dessas pancadas, da corrida dele por TB na saga toda e da 100 sombras embutidas. Só isso fez com que deixasse o Zoro naquele estado. E novamente dizendo que o Zoro não tinha apanhado que nem um cavalo até aquela hora. Era tudo cansaço, não exatamente que ele tinha feridas expostas(como o corte do Mihawk) ou alguma coisa quebrada. O Zoro também estava cansado e ficou do jeito que ficou só por ter tomado o cansaço do Ruffy. Imagine se ele tomasse essa fadiga com o dano que o Luffy tomou do Lucci? Sério mesmo, é outro nível de fadiga. O Luffy guenta muito mais porrada até por ser de borracha, só com a implementação do haki é que ele sente mais dor. Borracha amortece tudo, então, não, O Zoro não é mais resistente que o Luffy. Mas concordo que seja mais que o Sanji, mas não vejo essa diferença sendo também grande, o Sanji apanhou demais de Enies Lobby e Thriller Bark e ficou de boa.

      • nao desvalorize a vida do soro, ele nasceu em um doujin(acho q é assim) quando o assunto é luta ele é um especialista ele só usa o celebro nessa hora, ele nao vem ganhando de seus adversário até hoje com por pura força bruta ou por seus adversário serem burros.
        essa inteligencia é algo muito dinâmico, porque se isso fosse base para luta o mr3 seria fodão.(não escrevo mais pq estou no teclado virtual, minha irma deu um banho de suco no meu teclado…)

    • Lyz disse:

      Muitas pessoas costumam associar a dita ”resistência” do Zoro como um fator que o faria ganhar do Sanji numa luta,na minha opinião, EU acho o Zoro tão inteligente quanto o Sanji,e outra,em relação a resistência,muitos se esquecem dos dois anos de treinamento do Sanji,que além de ter q enfrentar os mestres do New Kama Kenpo,tem que correr de todos os outros okamas da ilha, sob ameaça de virar um okama tb. Os dois são fortes,e enfrentam inimigos fortes,ponto. Ainda me arrisco a dizer que muitas pessoas dizem que o Zoro é mais forte por ele aparentar ser o mais fodão da tripulação (coisa que o próprio Oda deixa transparecer na história,quando outros capitães acham que o Zoro é o capitão dos Mugiwaras e não o Luffy), isso seria uma suposição baseada em carisma,pra mim por exemplo,eu acho que o personagem com maior carisma de OP é o Luffy,seguido do Chopper,mas nem por isso eu acho q o Chopper deveria ser o imediato da tripulação. Por fim, nunca haverá uma luta Sanji x Zoro,então parem de criar teorias esdrúxulas pra tentar justificar SUA preferência por um ou outro personagem.

  5. cristiano disse:

    rsrsrs ! otima analise ! gostei !

  6. Kannot disse:

    “então porque diabos fala “Sanji é mais forte” ou “Zoro é mais forte” DE ONDE TÁ A CERTEZA? Sério, onde? Não vejo e ainda bem que não vejo, porque ela não existe. ”
    Ou melhor, vc ACHA que não existe de forças…o Oda pode ter deixado subentendido (ou não), podem ter indícios (ou não), mas são tudo suposições e nunca teve um anúncio oficial sobre isso…
    Não tem como dizer COM CERTEZA quem é o mais forte (Se é que existe um + forte)… através dos seus argumentos, você ACHA q a inteligencia do Sanji equilibra a resistencia e força do Zoro…

    Outra coisa que não gostei é

    Isso foi a única coisa que me incomodou no seu artigo… você achar q seus achismos são certezas… mas tirando isso os argumentos foram ótimos e coerentes!
    Realmente tem vários argumentos a favor dos 2 terem o mesmo nível, mas do msm jeito q, através desses seus argumentos, vc ACHA que não tem diferença, eu ACHO que tem sim…
    O Zoro tem uma resistência significativamente maior q o Sanji… o Sanji pode ser mais inteligente, mas também não é tão + inteligente assim a ponto de equilibrar a diferença de forças… o Zoro ainda tem bastante experiencia de combate o suficiente pra ser inteligente numa batalha.

    Eu consigo imaginar facilmente o Zoro vencendo todos os adversários q o Sanji teve até agora, mas não consigo imaginar o Sanji vencendo todos os adversários q o Zoro teve…

    Mas tudo isso é só um achismo meu, do mesmo jeito que vc teve seus achismos aí em cima… e tudo não vai passar de achismo até que o Oda explicite a realidade…

    • Furacão disse:

      Cara, na boa, não tem achismo, eu coloquei coisas do mangá. E a força dos dois são equivalentes, a diferença é mínima. Falei isso com os gráficos e com os 20 dourikis de diferença. Sabemos que o Oda explica muita coisa nas entrelinhas, basta entendermos ela. Por exemplo, pretendo fazer outros vídeos sobre personagens. Tem personagem que tem uma curiosidade que a gente nem percebe mas que faz toda a diferença. Por um simples ato.

      Não inverta inimigos, eles são feitos para combater com o Zoro e com o Sanji, não o contrário. E se é pra inverter, nossa, vamos de novo imaginar. Minha mente é muito fértil, consigo imaginar várias formas de vitória. Por isso eu falo, nunca pensem em luta, é tudo subjetivo, senão houve isso no mangá, isso vai pra nossa cabeça e acabamos por utilizar uma lógica que faça sentido na nossa cabeça como um fato no mangá, o que não tem.

      Não coloquei achismo meu, eu contei a história das sagas praticamente, e elas não indicam inimigos comparados por nível e quando são rivais, Oda é tão sutil que chega a ser um gênio de tão sentido que faz. Vou te mostrar pq não é achismo. Oq ocorre no meio da Luta Zoro/Sogeking e KakuxJyabura? a dupla inimiga começa a tretar, em Long Ring Long Land acontece o que com Zoro e Sanji? Pois é.

      A diferença nos casos é q o Sanji e o Zoro são rivais amigos e eles são mesmo, ambos sentem preocupação um pelo outro.

      Oda nunca vai falar sobre esse assunto numa SBS ou Entrevista, já tantos anos se passou e nada, perderia até a graça hoje. Quem discute isso somos nós, o Oda não quer isso, como eu disse, ele desenha a rivalidade, a picuinha deles e deixa os dois num nível mto parecido.

      E não acho nada da inteligência do Sanji equilibrar força ou resistência, como eu disse que a força tá equiparada, ambos são mto fortes, a resistência o Zoro tem mais, porém não é tão mais. Só ver no mangá novamente o quanto o Sanji apanhou em EL e TB pra ver, e a inteligência do Sanji é muito boa, ele pensa muito rápido, quem é sábio é o Chopper a Robin, o Usopp é o rei da esperteza, o Sanji junta a esperteza com a inteligência mesmo. Ele é mediano, mas o Zoro é nulo nisso, me diga uma luta que o Zoro pensou em um plano: Sky Piea, essa luta da qual vc vai se lembrar, quando ele tenta ser esperto, toma um tiro na perna, rs.

      Enquanto o Sanji não é tão deficiente em resistência como vc deve pensar, o Zoro é mto em esperteza/inteligência. Não sou eu que to falando, é oq mangá tem. Zoro nunca fez plano, Sanji já apanhou mto e levantou de boas, isso tá na saga mesmo, nas páginas do mangá, não estou inventando. Não é inteligência do Sanji que equilibra, é a não inteligência do Zoro em combate. =D

  7. Louis disse:

    Quotando agora uma contradição sua: “Existem personagens mais fortes que Zoro, é claro isso.” e depois: “Em fato não pode dizer que esse é mais forte que esse e esse é forte que esse. Em NENHUM momento você pode dizer que um personagem é mais forte que o outro”

    • Furacão disse:

      No vídeo nunca dá para falar tudo o que vc quer, eu tentei ao máximo encurtar o vídeo. Então vou explicar para você esse quesito. Estou falando justamente dos inimigos do Sanji e do Zoro, não tem certeza.
      Porém, no geral, em MUITOS casos dá para dizer o mesmo. Falam da força dos almirantes, shichibukais, supernovas e yonkous. Os que equilíbram o mundo. Mesmo não havendo níveis parecidos nos shichibukais, não temos como dizer que Doflamingo é mais forte que o Kuma, não concorda que ambos são fortes e numa luta tudo pode acontecer? É isso que estou querendo dizer quando digo que nunca podemos dar uma certeza quando estamos falando de personagens com um nível de poder tremendo. Claro que em casos de extremos, de diferenciações monstras de poder, aí sim conseguimos ter essa certeza, mas mesmo ela, se imaginarmos uma luta(talvez conjunta com alguém), pode ser que o mais fraco vença, o que quero explicar é que One Piece, apesar de ter muita gente forte, nunca devemos subestimar uma personagem que era dita fraca. É isso q eu quis dizer no vídeo, me desculpe não deixar isso claro, com o tempo eu vou melhorando.

  8. Bozo disse:

    Percebeu que você passou o vídeo inteiro só falando do Sanji e o quanto os atos dele são tão importantes quanto os Zoro mas não perdeu tempo falando o quanto o Zoro é forte ? Isso é um indício.

    • Furacão disse:

      E você não acha que as pessoas já não olham muito pros feitos do Zoro? Ele é absurdamente popular, todos sabem o que ele fez, basta equilibrar do outro lado. Essa sempre foi a intenção do vídeo e do texto, eu não puxo sardinha pro Sanji não, mesmo que eu prefira a personalidade dele. Apenas a circunstâncias que as coisas chegaram, sobrou apenas rebater o que sempre foi dito como argumento para falar q o Zoro é mais forte.

  9. Sir.Destino disse:

    Ela diz que o Oda ta rindo disso, mas olha o tamanho do post que ela faz.
    Pra começar o Sanji não tem que ser o mais forte, ele é o cozinheiro, se dedica em mais coisas do que em luta.
    Entao é logico que o ZORO TERIA QUE GANHAR NUMA LUTA CONTRA SANJI, se não ganhar, sinto muito…
    Seria uma falha do Oda

    • Furacão disse:

      Na verdade não, Smoker é apenas um vice-almirante que se dedicou a vida toda e perdeu pro Law que é um médico.
      O Jyabura se dedicou a vida toda para a luta e para a justiça do GM, e perdeu pra um cozinheiro.
      A Double Finger era muito mais forte que uma mera navegadora e perdeu para ela.
      Zeff era temido por uma boa quantidade de piratas e fez até um diário sobre a Grand Line assim como foi e voltou dela, e era um simples cozinheiro.

      Ray é um “engenheiro” tem sua profissão em Sabaody, assim como foi o imediato do bando do Roger e bate de frente com um almirante que se dedicou a vida toda em ser forte. Robin é uma mera arqueóloga e destruiu como se fosse brinquedo um cara que se gabava de sua força.

      Vc ter uma profissão não influencia no poderio que pode ter. Vc pode ser ambos, ou apenas um. Não muda…seria sem graça se os personagens tivessem que seguir um mesmo raciocínio.

      Fiz o texto para pararem de ficar comparando os dois toda hora, quando começar uma discussão do tipo, é simples, basta linkar aq e nunca mais esquento a cabeça, rs

      • jonathan sebastian de sousa disse:

        Esquecerei do que li aqui, e continuarei puxando sardinha pro Zoro, mas o Sanji é fodinha também, fim. Texto enorme da porra.

  10. Doodles disse:

    Não posso dizer quem venceria entre os dois, mas uma coisa eu posso AFIRMAR: Zoro tem muito mais força física que o Sanji. Zoro treina todos os dias com toneladas pra poder aumentar sua força, pois para o Zoro ele precisa se tornar o mais forte espadachim do mundo (o mais forte!). Agora o Sanji não tem objetivo relacionado a força, ele quer simplesmente achar o All Blue, seguir o Luffy e curtir as ppk, ele não precisa se matar de treinar que nem o Zoro. Só com isso já dá para notar que o Zoro tem uma força absurdamente maior. Mas claro, o Sanji treina, ele não é fraco, mas não se pode comparar o nível dos treinamentos. Eu até acho que seria forçado demais se o Oda colocasse que os dois empatariam em uma batalha, pois o Sanji não treina para isso, ele não treina para ser o mais forte lutador de Leg Style do mundo, ele não tem essa determinação para se superar a cada dia. Obviamente os dois dariam uma batalha longa e acirrada, mas no final essa diferença ia cair para cima do Zoro e ele venceria. Gosto tanto do Sanji como do Zoro e acho que estou sendo bem realista nesse ponto, e dei um argumento bom que o Zoro acabaria vencendo, não estou sendo Zorotard, pois como disse gosto do Sanji tanto quanto, mas na minha opinião essa é a visão mais lógica.

    • Furacão disse:

      Também não pode afirmar.
      O que o Zoro sempre faz, está longe de ser um treinamento. Aquilo é uma pessoa que vai na academia todos os dias pra ficar bombadão.
      Zoro faz aquilo, não para ser mais forte (força física) é a forma que ele tem de se concentrar, de ter foco, de passar o tempo. Cada mugiwara tem uma tarefa no barco, a do Zoro é se EXERCITAR, não treinar.
      Treinamento é o que ele teve com Mihawk. Oda nunca mostrou nenhum mugiwara treinando. De todos fica subetendido que eles treinaram para chegar naquele golpe, mas não mostra como fazem isso.

      O trio monstro treina, só não sabemos como, mas de alguma forma, evoluem seus golpes e características de combate.

      Luffy não faz nada de academia com o Zoro e olha o monstro q ele é…e aí? Sacanagi o Zoro não vencer ele tb? =(

      • Doodles disse:

        Engraçado esse seu comentário no final… Eu não estou do lado do Zoro não cara. Portanto esse “Sacanagi o Zoro não vencer ele tb?” foi desnecessário. Hue hue hue.

        Uma coisa é você comparar o cozinheiro que não se exercita (aparentemente na mesma intensidade) com o capitão protagonista com o poder da determinação sem limites. Luffy é um protagonista com uma determinação fora do normal, suas lutas se baseiam em determinação, quanto mais determinado ele estiver para vencer aquele adversário, mais forte ele fica. Isso é fato. Envolver o capitão pra defender a força do Sanji, isso não é um argumento válido cara, tenta argumentar com o Sanji.

        Luffy sempre foi mais forte que os seus nakamas, e com o passar do anime, ele foi evoluindo mais e mais, sempre tendo uma dificuldade muito maior em suas batalhas no que na dos seus nakamas. Seu ritmo de evolução é muito maior. Zoro e Sanji não tem inimigos muito bons que façam eles aprenderem alguma coisa durante a batalha (Apesar de lembrar agora do Mr.1 pro Zoro). E esse é o maior treinamento que eles tem, que é lutar contra os vilões. Nunca mostrou como eles fazem para aprender suas técnicas, mas em sua maioria não é muito difícil, no máximo o Luffy com seu Gear, pois o Zoro despertou na cagada o Ashura, e o Sanji poderia muito bem ja saber o Diable Jambe a muito tempo (pois não deve ser a toa que o mestre dele se chama perna vermelha). Então cara, se eles tem a mesma quantidade de treinamentos durante a história, no fim acho sim que esses pequenos exercícios do Zoro durante o navio façam a diferença no combate. Sanji é muito forte e rápido, também poderia apostar que o Sanji venceria a batalha se apostasse em uma grande velocidade, que pra ele não deve ser difícil atualmente. Mas sei lá, não sei pra que defender tanto esse caso. Eu estando de fora desses 2 grupos de fãs, consigo ver claramente que mesmo a batalha sendo difícil pros dois lado, o Zoro tem mais chances.

      • Furacão disse:

        Não vou comparar com o Sanji se ele não encaixa na explicação. O Luffy não “treina” da mesma forma que o Sanji…não por comparação de determinação (que convenhamos, todos os mugis tem, não somente o Luffy, então eu creio que não é por aí não, isso é um assunto bem complexo. Usopp teve tanta determinação que resolveu expor seu rosto no meio da luta do Luffy e Lucci mesmo tendo feito toda a bosta q fez. E ainda assim fez seu capitão levantar. Luffy não tem auto determinação, muitas vezes são condicionadas por ações que o fazem ter força, assim como todos os mugis já tiveram tb)

        E também não é por comparação de nível de poder e sim o simples fato de que o Luffy não se exercita e mesmo assim é o mais forte(força física) do bando (não importa o pq, msm sendo protagonista, ele não “treina”)
        Oq quero explicar com isso? Uai, não é o tamanho do tempo que vc se dedica num “treinamento” que vai fazer vc ser mais forte q o outro. Tem mtos outros fatores a serem explicados. Aí sim entra oq vc disse do Luffy em comparação aos outros.
        Se esse “treinamento” do Zoro lhe dá vantagem, aí é por achismo, não tem como medir isso. Eu acho que não influencia nada. E mesmo se influencia, como vc mesmo disse, esses exercícios fazem diferença no combate, mas em relação aos seus combates, e ao Sanji, será que teria diferença? Dá pra medir essa vantagem? Simplesmente…é mto hipotético. Então nessa questão aí do Zoro almejar ser forte e por isso ele é absurdamente mais forte eu acho uma baboseira tremenda por simplesmente não dar pra medir isso num combate onde o que mais vale é o orgulho. A rivalidade impediria qualquer relação de sonho ou treinamento…ia ser na raça dos dois, mas ao msm tempo nunca se bateriam pra valer hahahahaha

  11. Anderson disse:

    Cara os 2 são extremamente fodas, isso não há dúvidas, acho muito foda Sanji com isso de preferir morrer do que bater em uma mulher(embora eu ache que isso um dia vai acabar acontecendo,tipo ele fará isso para evitar a morte de alguém do bando,quem sabe) mas Zoro cara,esse é foda “bagarai”, não só pelas parte que ele toma a frente,vou deixar aqui só um exemplo,quando Kuma quer pegar Luffy,o ÚNICO que consegue feri-lo é Zoro ou estou enganado!Claro que um vai ser mais forte que o outro,mas isso não quer dizer que os 2 não são fodas!

    • Furacão disse:

      A questão do Zoro ter batido no Kuma é interpretado de duas formas. No mangá essa cena é bem mais normal, o Zoro NÃO RELA no Kuma, ele rasga a roupa, mas não corta nada do Kuma, o atrito da espada com outro metal deixou uma marca como se fosse de queimado, mas não cortou NADA dali. No anime, essa cena dá a entender que o Zoro conseguiu cortar minimamente o Kuma…mas a real é que no mangá isso não aconteceu, assim como a bomba de ar dele tb não pegou TB inteira.

      • Anderson disse:

        Sim,não “cortou” o material porque aquilo é resistente pra caralho,mas foi o “ÚNICO” a surpreende-lo com um golpe,nenhum outro chegou a se quer rasgar sua roupa!Cara essa é uma daquelas discussões que são inúteis,pois cada um vai querer mostrar seu ponto,já ouviu falar que Sanji é mais forte que Zoro?Nunca,o que tentam é equiparar ele ao Zoro,Oda nunca disse qual é mais forte,mas já ouviu a expressão “Para um bom entendedor meia palavra basta” e você mesmo colocou “Se o Oda colocou isso é porque tem um significado sim” então pronto,Zoro toma a frente no bando várias vezes,quando Ussop quis sair,quando queriam chamar ele de volto,ele tomou a frente,a recompensa maior tem significado,ou não?Entre outros que se eu for escrever e detalhar aqui vai dar um post maior que o seu!Sue post foi bom,mostrou sua opinião e não a verdade,mostrou sua visão como aqui cada um está fazendo,acho os 2 super fodas,mas ninguém aqui é cego,tem que ser realista!Cara se até o Vegeta conseguiu você também consegue!

      • Furacão disse:

        Mas man, ele surpreendeu pq foi o único que não tomou a bomba de ar como os outros, é só ler no mangá ._.
        E bem…dizer que o Kuma ficou surpreendido é um tanto redundante. o.o
        Não mostrei minha visão, mostrei o que está no mangá.
        Recompensa não mostra nada pq é algo totalmente relativo.
        Não são discussões inúteis se estamos aqui tentando entender o que é o PERSONAGEM Zoro e o que é o Sanji.
        O próprio Oda dá indícios de equivalência, com cada um nas suas características, eu falei isso no post todo =_=
        O Oda desenha a rivalidade. Ele não está ali para rankear os mugis =X

        O Zoro, como bom combatente, tá mais que certo tomar a frente…É A FUNÇÃO DELE. Novamente confundindo função com poderio. O Oda sabe muito bem mexer nas personalidades dos mugiwaras…e ele faz isso perfeitamente com Zoro.
        Com o Sanji tb. Oq confundem é modo de agir com força. Vc fala como se o Sanji nunca tomasse a frente…ele faz isso, de maneira diferente do Zoro.

  12. Eric disse:

    Cara não sei como li tudo, mas gostei muito desse questão que você levantou parabéns!!!

  13. Elisio Junior disse:

    Nunca concordei com isso q muitos dizem sobre zoro lutar contra o segundo mais forte, zoro acba lutando sempre contra quem usa espada ou parecido, hachan usa espadas, Mr.1 criava laminas, kaku usava espadas tbm!!

  14. carlos disse:

    Pra mim essa comparação foi feita por um Sanjista, kkkkk !!!
    a respeito do q foi falado da fadiga do Luffy ser só cansado esta errado, pois essa saga foi logo depois de Enies Lobby, onde o proprio chopper diz q os “Gear’s” causam grandes desgastes no Luffy até reduzindo seu tempo de vida, e ele teve grandes traumas nessa luta e msmo em Threller Bark ele teve sua sombra tomada e alguns danos em suas lutas.. mas do resto é de se pensar,

    • Furacão disse:

      Sanjista? Que nada.
      Pera, vc sabe quanto tempo se passou de Enies Lobby até Thriller Bark? O Luffy usou muito pouco o Gear Second em TB comparado à Enies Lobby que ele ficou mto tempo ativado. Não dá para medir o quanto foi esse desgaste, mas entra também no cansaço a que me referi na análise. A sombra tomada também é bem relativo, não se mostrou algo que efetivamente “machucava”. Robin levantou de boa mesmo a perdendo e não vimos nada muito sério com Luffy, Sanji e Zoro ao perderem a sombra. Mas caso queira colocar, coloquemos, não dá para medir o quanto isso causa também, mas digo novamente que não dá para dizer que foi algo sério, efetivo, de muito dano, porque todos que perderam, ficaram de boa. Os danos de luta foram bem pequenos se a gente comparar com as sagas anteriores, isso é evidente.

      Mas de toda forma, ÓBVIO que a fadiga do Luffy ali não era ridícula, se causou o que causou, é porque ele teve aqueles danos ali. Mas que é evidente que seus machucados foram muito piores nas sagas anteriores, isso não tem nem como negar. A única coisa que deixou bem mostrado que acabou com Luffy, foi as 100 sombras. Os outros danos extras, não chegam nem perto do que ele apanhou em Alabasta, Marineford/ID e Enies Lobby…

  15. Mateus disse:

    Po li tudo e achei muito bom mesmo, mas você podia ter sido um pouco mais imparcial, a todo momento você diz que O ZORO NÃO É MAIS FORTE QUE O SANJI. Sempre defendendo o Sanji, e não tem como não ser assim, por que qualquer um que ler o manga fica com a impressão de que Zoro é mais forte que o Sanji, perceba que disse impressão, o famoso achismo que você tanto fala, mas te pergunto, o que seria de um manga sem achismos e suposições? Por que o Oda simplesmente não diz Zoro=Sanji? Por que qual seria a graça de saber co certeza quem é mais forte? O bom é essa discussão, com cada fã defendendo seu personagem favorito. Entre os 2 pra você tenho certeza que prefere o Sanji, se não por que teria feito uma analise gigante pra tentar provar que o Zoro não é mais forte que ele? Por que se formos discutir só manga como você diz, não da pra dizer quem é mais forte e nem se eles tem a mesma força, mas volto a dizer, na minha opinião não da pra você ler o manga e ter a impressão que o Zoro é mais forte, só quem gosta mais do Sanji que vai fuçar e fuçar no manga pra procurar alguns pontos ou muitos como você hahahaha pra “provar” que eles se equivalem. Eu acredito que sim eles se equivalem. Mas se essas luta acontecesse, o que não vai acontecer, e eu tivesse que fazer uma aposta, apostaria no Zoro, a maioria das discussões gira em torno da resistência Zoro e na inteligencia do Sanji. Acho o Zoro mais resistente que o Sanji, mas acho que essa diferença não mudaria o resultado da luta, agora essa tal inteligencia superior do Sanji eu não concordo. Nas Questões cotidianas é obvio que o Sanji tem mais conhecimento que o Zoro, mas em uma luta essa inteligencia não faria diferença nenhuma. Pensem, o Zoro treina desde de pequeno, tudo que ele fez a vida toda foi lutar e treinar, não fez mais nada alem disso, Já o Sanji é um cozinheiro, ele treinou com Zeff, tudo bem, mas ele não se dedicou totalmente a luta, sua função é dividida, ele é um cozinheiro lutador, enquanto que o Zoro é um combatente, e simplesmente isso, tudo que ele sabe fazer é lutar. Olhem seus objetivos, Zoro quer ser o espadachim mais forte, enquanto que o Sanji quer encontrar o All Blue. Zoro precisa ser forte, precisa lutar mais que todos, por que é isso que ele quer, ser o mais forte. Bom acho que é isso hahaha.

    • Furacão disse:

      A impressão é normal que haja, mas é somente uma impressão. O Zoro é para ser badass, ele tá ali pra lutar, é a função dele. As pessoas confundem isso com força. O mais dahora que o Oda sempre dá um tapa na cara de pessoas que só lutaram a vida toda. Vide CP9 inteira, vide Marinha (Smoker e Tashigi, almirantes tb)…todos que treinaram a vida toda, já tomaram porrada. No caso do Kizaru, o Ray (um navegador e engenheiro) não o deteu com respeito? Então essa parada de “treinar” é bem relativa, assim como a função “nasci para ser bucha de canhão” não mostra q ele tem a necessidade de ser mais forte. Oda nunca mostrou isso, provou o contrário em algumas lutas ainda. Logo, realmente, é como vc falou, vira uma aposta, hipóteses são levantadas e aí, é uma coisa totalmente pessoal e não o que o mangá mostra.
      Ao contrário de vc, acho a inteligência bem útil! Sempre achei inteligência>músculos. Em hipóteses de luta, dá sim para a aplicar a inteligência/esperteza do Sanji. Aí é só abrir a mente. Independente de fosse o Sanji ou Law, ou Crocodile, ou sei lá…o Vegapunk! (vish). Eu apostaria contra o Zoro pq eu acredito muito na inteligência e sagacidade.

      • Mateus disse:

        Ray é simplesmente o imediato do Roger, o cara tem que ser super foda hahahaha. Agora oq eu falei sobre inteligencia, foi que a inteligencia do Sanji pode superar a do Zoro em questões cotidianas mas numa luta nunca, Zoro lutou a vida inteira, tem muito mais experiencia em combates do que o Sanji, pelo tempo como caçador de piratas. Como li num comentário ali em cima, vc não ve niguem falar que o Sanji é mais forte que o Zoro, o que tentam é igualar eles. Esse simples fato já mostra que o Zoro seria a aposta lógica pra uma luta entre os 2. Não da pra negar isso.

      • Furacão disse:

        E quem disse que imediato mostra força? o.o
        É um cargo administrativo de navegadores e somente isso. Só mostra ainda mais o cargo do Ray no bando do Roger! O.O
        E o próprio não iguala as forças (FORÇA FÍSICA) do Sanji e do Zoro, pq eu igualaria? EU igualo NÍVEL DE PODER. É o conjunto das habilidades que os deixam equilibrados.

        E inteligência tem mta relação com combate. Usopp é estrategista nato, Robin então nem se fala. Law luta pensando em todas as possibilidades. Law ainda comba sua inteligência com a força. Sanji é parecido com isso, só que não é inteligente o bastante.

  16. Matheus Proença disse:

    A luta seriam bem estranha, mas ainda acho que o Zoro Ganhava tirando o fato deles terem haki ou não, o Zoro poderia até levar alguns chutes e tudo, mas se o Zoro simplesmente corta-se o Sanji ele já taria na merda, acho que um corte de espada da mais dano que um chute(Diable Jamble é forte ,mas não iria fazer o Zoro cair), o Zoro iria derrotar ele mas logo após isso ele iria cair.
    Então Ambos são fortes, Iria dar quase um empate, Zoro só vence por bem pouco mesmo.

  17. rafael disse:

    quanta besteira… Existem milhares de argumentaçoes pra dizer que o Zoro é mais forte que o Sanji. E dizer que filmes e fillers nao contam pq a participaçao do Oda é “menor” (como se ele permitiria que entrasse alguma coisa com a qual nao concordasse), chega quase a ser desonesto. Entendo que seja fan do Sanji, mas ser racional também nao é ruim.
    De qualquer modo, cito apenas um fato que jah demonstra a superioridade do Zoro:
    Com qual encontro, entre dois personagens, se parece o encontro entre Luffy e Zoro? Isso mesmo, nada mais nada menos que com o de Roger e Rayleigh. A situaçao é quase identica. E como o Rayleigh é o vice-capitao, o segundo mais forte do bando, é subentido que o mesmo vale para o Zoro. Além do mais, neste momento, no manga Zoro e Luffy sao praticamente equivalentes. E nao me parece plausivel que o Sanji também esteja nesse nivel.

    • Furacão disse:

      Os filmes não contam. Se vc souber da verdade, vc vai ficar triste, mas a realidade é que os autores de mangás mal dão pitaco nas outras linhas de produto. Ele já não tem tanta liberdade nem de fazer seu próprio mangá, quanto mais outras coisas. Os autores de mangás nada podem fazer quando a produtora muda o anime, faz os filmes. A animação em geral, é apenas um produto de propaganda, para disseminar a história para um público maior e trazer mais fama para o mangá. Oda é um dos poucos que ainda consegue fazer uma coisinha ou outra. Mas a questão não é ele não concordar, mtas coisas não passam nem pelo autor da obra. CD Dramas, no máximo q é passado é o planejamento do começo (dubladores e tals) e é o trabalho mais simples que um autor pode ganhar como extra. É ingenuidade demais achar que todos os detalhes passam pelo Oda. Isso é normal no mercado japonês.

      • rafael disse:

        Saiu da discussao pra entrar na parte menos relevante. Mas vou argumentar respeitando as suas regras entao: O Zoro foi primeiro a entrar no bando, o encontro dele com o Luffy foi quase uma copia do encontro entre Roger e Rayleigh, é considerado uma supernova (assim como o luffy), e as recompensas sempre foram usadas como medidores de força (com alguma excessoes como a Robin), até no capitulo hoje mais uma vez falam da recompensa do cara pra demonstrar o quanto ele é forte. Vc pode dizer que é relativa e etc, mas acontece que o Oda nao tem o habito de fazer coisas a caso. E se ele resolveu colcoar uma recompensa muito maior no Zoro, com certeza um motivo ha. Além do mais, em W7 foi o Zoro a dizer que o Usopp soh voltava pro bando se pedisse desculpas, ou do contrario ele sairia. Nenhum outro personagem demonstrou tanta autoridade dentro do grupo. Logo, nao soh é mais forte, como é o vice-capitao.

  18. Muito bacana cara,parabens pelo texto,achei muito massa e bem explicado,nao sei por que toda essa rivalidade entre Sanji e Zoro que os fas ficam,eu particularmente gosto do Sanji pelo seu estilo engracado e mulherengo,mas nunca comparo os dois em forca igual esses caras,ate porque sao nakamas e nao inimigos.

  19. darksasukechan disse:

    Ryumma é mais forte que o Absalom. Seu argumento de que ele é mais fraco por estar subjugado/controlado não quer dizer que ele necessariamente tenha menos força. Primeiro que ele não estava no auge de sua força, o próprio Zoro diz que gostaria de lutar contra ele enquanto ele estivesse vivo (vimos que a luta foi bem equilibrada). Absalom é um personagem definitivamente fraco, ai entra um de seus argumentos que fazem sentido: a inteligencia e nível de competência. Se o Absalom não soubesse usar sua Akuma no Mi de uma forma útil seria derrotado facilmente pelo Sanji (na verdade foi até). Concordo com o texto, é babaquice ficar discutindo qual dos dois, Zoro ou Sanji é mais forte porém, está bem claro que Ryumma é mais forte que Absalom, ou você acha que ele teria chance contra o Oz, outro Zumbi que poderia ser subjugado (no começo Moria tem problemas com ele mas vemos que após um tempo ele tem controle sobre Oz). Enfim, ótimo texto mas a diferença de força entre o Absalom e o Ryumma é ridiculamente grande, afinal ele é um samurai lendário do pais Wano, o país que nem a marinha ousa tentar controlar devido a seus samurais poderosos, e o Absalom é um general (se não me engano) de Moria, um pirata. Sua posição hierárquica não tem o mínimo de peso como temos na marinha por exemplo (diferença de força entre almirantes e tenentes). Por fim gostaria de ressaltar mais uma vez, que em questão de inteligencia e competência o Absalom se sai melhor que o Ryumma (zumbi, afinal com a sombra do Brook não podemos ter uma ideia de sua personalidade original), mas em força/dano ele ganha com certeza, numa luta direta contra o original pelo menos.

  20. darksasukechan disse:

    Desculpe se pareci chato e arrogante, a verdade é que achei o texto inteiro muito bom!! Gosto muito das suas teorias e analises de One Piece, como você disse nem tem o que discutir sobre o Ryumma e o Absalom afinal nunca ocorreria uma luta entre os dois. Só quis esclarecer em questão de força mesmo xD

  21. Alberto disse:

    Dizer qual dos dois ganharia uma luta… primeiro: isso não vai acontecer por que eles são nakamas, eles não vão lutar pra valer entre si. Mas e se lutassem? o Oda faz essa coisa dos dois ficarem se comparando…se rivalizando (que é o termo que vc usou na análise), e o que vemos? nas coisinhas bobas (ex. quando quem traz mais alimento pro navio, [boba entre aspas, afinal comida é importante]) eles empatam (praticamente), nas briguinhas entre os dois eles ficam se encarando, mas sempre no mesmo nível, e nas lutas contra os inimigos os dois têm ótimos resultados, e se num determinado momento do anime o bando apanha, os dois perdem suas lutas iniciais, mas depois acabam ganhando (sempre os dois), como os demais também.
    Resumindo: se o Oda não der a opinião dele (que no final das contas é a que vale realmente), nunca saberemos qual é o mais forte. Ou alguém iria contra a opinião do criador do mangá?
    E vi assim sua análise: no fim das contas os dois se equiparam…

  22. Gostei muito de sua análise porém, pra que “Para deixar os Zorotards loucos” e os Sanjitards? Ambos tem a mesma força isso já é mostrado mas pra que enfatizar como se tivesse julgando os Zorotards? A questão é nenhum tard é legal, até mesmo Luffytards que acham que ele ganha de todo mundo, Luffy é o capitão tem de ser o mais forte, Zoro e Sanji tem que ter igualmente suas forças pois como disse o Oda “nada tão divertido como dois rivais para disputar quem é o melhor, certo?”. Você falou fatos dos quais muitos concordam mas em quesito de opinião pessoal acho que deveria ter sido mais unânime, afinal para se analisar não pode parecer, repito paracer pois sei que não estava, que está mais ao lado de um do que outro, enfim muito boa a análise e meus sinceros parabéns, só fica essa crítica que espero que leve como construtiva para futuros debates! Obrigado e abraço ;D

  23. sada disse:

    Na verdade meu amigo rafael . a recompensa mede o quanto a marinha acha o inimigo perigoso e normalmente quando nao conhece muito o inimigo eles repetem os numeros por exemplo a recompensa do pandaman 33.333.33 e se a do sanji aumentase para 88.000.000 iria ficar injusto pois a robin é uma que eles querem mais matar pelo fato dela ser uma das unicas que sabe ler poneghilps(nao sei como se escreve)

  24. pedro disse:

    Acho que essa comparação vem muito do gosto das pessoas. Não gosto muito do Sanji mas nem por isso fico falando que ele é um bosta. Na minha opinião ele deveria ter uma recompensa maior, mas não acho que seria tão alta quanto a do Zoro, que tem ataques muito mais variados e treina diariamente para aprimorá-los, POR ENQUANTO. Espero que o Sanji cresça um pouco mais, não só fisicamente como mentalmente. Atualmente acho que a recompensa dele poderia ser uns 120 milhões, não muito mais que isso. É isso.

  25. Primeiro, meus parabéns pelo texto, não pude ler todo, deixei salvo nos favoritos e agora terminei, você fez uma excelente analise e escreve muito bem.

    Tenho algumas opiniões próprias que são um pouco contrarias mas que mesmo assim, acho seu texto muito bom.
    Quando você diz em questão de força, força somente. É claro que o Zoro é mais forte que o Sanji e isso não é desmérito algum do Sanji, o zoro treina essa parte e foca somente nessa parte, em thriller bark até a nami diz isso (https://one-piece-x.com.br/mangas/leitor/486/#13)
    o proprio Oda quando diz que o Zoro seria o Haki de armamento e o Sanji de Observação, isso diz muito sobre os 2 personagens.

    Como você escreveu existe muito mais que força envolvida, até por isso não entendo quando dizem que o Sanji e o Zoro são equivalentes em Força e isso não é verdade e é um fato, em Força Física o Zoro é mais forte e talvez por isso as pessoas discutem e acabam falando a mesma coisa e mesmo assim não entendem, em Força Fisica o Zoro é muito mais forte que o Sanji, agora em batalha eu não sei, porque envolve muita mais coisas.

    O Sanji é um dos personagens mais completos do bando, porque ele é muuuito inteligente, estrategista, ser humano( quando digo isso, é no sentido de ser boa gente, ter sentimentos), e além disso tudo também é lutador e é forte, sendo o top do bando.

    O Zoro também tem varias qualidades mas não é tão completo quanto o Sanji e sim mais porradeiro, brigador, por isso ele ter mais força física que o Sanji, aguentando mais porrada que o Sanji, o que não é desmérito e sim no que o zoro focou, o Sanji aguenta muuuuita porrada também.

    Enfim, posso escrever muito aqui mas está bom.
    Novamente, parabéns pelo seu texto, incrível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s